Criar um Site Grátis Fantástico



Partilhe esta Página

Este site se designa para perguntas, duvidas e debates sobre textos Bíblicos e Teologia. Através de pesquisas em manuscritos antigos, artigos de valor, e escritores antigos e recentes, discutiremos sobre esse livro maravilhoso chamado Bíblia. Muitos não sabem, mas este best-seller contém mais dúvidas do qualquer outro livro já escrito. Por isso, eu, como Teólogo Historicista, vou discutir neste site dúvidas de qualquer área Bíblica, e responder perguntas ao meu alcance, de qualquer passagem, ilustrando com fatos e bases. ***Obs.: o Bíblia Dinâmica não propaga religião, nem faz propaganda de denominações***


Noé e a Arca
Noé e a Arca

 

Noé -> Referência -> 3° Herói da FéA Famosa historia de Noé e sua arca é conhecida por praticamente todas as religiões, e até a ciência já pode comprovar alguns detalhes deste conto. Mas, trataremos aqui de algumas curiosidades, não só da Arca e do dilúvio, mas também da vida de Noé, dos animais, comportamento de Deus, do homem e sua família.

 

Gerações         Adão Sete Enos Cainã Maalalel Jerede Enoque Matusalém Lameque Noé
Anos de vida 930 912 905 910 895 962 365 969 777  

 

Noé era da nona geração após Adão, o que o colocava em uma posição difícil frente á humanidade, pois os homens daquela época viviam séculos e envelheciam devagar; isto somado com a formosidade das mulheres, o mundo estava mergulhado no pecado e nas perversões do homem. Naquele tempo havia gigantes na terra (fruto de relações entre humanos e anjos, que desceram na terra enamorados pelas belas mulheres que aqui moravam), esses gigantes eram homens de fama e grandiosos em guerra, em violência, e corrupção da carne; por isso Deus resolveu destruir o mundo por causa de sua perversidade e maldade. Porem, Noé andava com Deus, e por isso foi escolhido para a construção da Arca que salvaria os animais e sua família.

A CONSTRUÇÃO

A Arca foi construída em um período de mais ou menos 100 anos, pois em Gênesis 5; 32 diz que Noé tinha 500 quando gerou seus filhos, e então no capitulo 6; 14, Deus dá ordem para Noé construir uma arca; e no Capitulo 7;6, Noé possui 600 anos quando o dilúvio veio dos céus. Por tanto, entendemos que este período não é correto, e sim aproximado. A arca era de madeira de Gofer, que era uma madeira pouco porosa e não permitia penetração de água, e grande aderência a betume (piche). As suas dimensões eram: 300 côvados (±150 metros) de comprimento, 50 côvados (±25 metros) de largura, e 30 côvados (±15 metros) de altura. Possuía três andares e janelas. ANIMAIS De toda sorte de animais que existiam na época, entraram dois na arca, um macho e uma fêmea; porem de todo animal limpo, ou seja, apropriado para o sacrifício, entrou sete, pois Deus já planejava livrar a família de Noé do dilúvio, separando para si animais para o sacrifício, mesmo eles tendo ficado com Noé e sua família 277 dias dentro da arca. Muitos biólogos e cientistas da Bíblia afirmam que muitos animais exóticos que não conhecemos hoje não entraram na arca, sendo considerados fósseis de animais extintos, como dragões e outros monstros, mas essa afirmação não tem base Bíblica.

O DILÚVIO

O Dilúvio ocorreu cerca no ano de 15.225 a.C. (7.000 anos antes de Adão mais 8.255 depois de Adão, até a entrada na arca.) Noé e sua família (Ele; sua mulher; seus três filhos, Sem, Cão e Jafé; e suas noras) ficaram cerca de 277 dias na arca, sendo, 7 dias antes do dilúvio e 270 até a arca atracar em chão seco. O que matou todos os seres viventes no mundo desde homens até animais.

ARREPENDIMENTO E ESQUECIMENTO

Esta historia possui dois relatos de ações divinas que causam muitas discussões no meio Teológico; quando Deus se arrepende de ter criado a humanidade, e o momento em que Ele se esquece de Noé. Quando lemos em Números 23;19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa...” entendemos que Moisés escreveu os livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Números, Levíticos e Deuteronômio) na mesma época, portanto, compreendia a imutabilidade de Deus, colocando a ação de arrependimento citada em Gênesis 6;6 em cheque. Mas se observarmos o motivo do arrependimento de Deus, percebemos que se baseia no livre-arbítrio do homem que escolheu não seguir a Deus, e dos Anjos que desciam a terra e se deitavam com mulheres humanas, algo que a Bíblia não cita que era condenável para um anjo tal feito. Então, chegamos á conclusão que a semente de Caim, misturada com o sangue de anjos rebeldes, não criou pessoas de bem na terra, e Deus entendeu que aquilo tinha fugido do seu controle e não era bom. Deduzimos que Deus não se “arrependeu” de uma ação, e sim de ter permitido que alguém fizesse uma ação sem seu consentimento, trazendo a destruição do mundo.

Quanto ao Esquecimento de Noé, Gênesis 8:1, Deus se recolhe em sua existência para refletir sobre o que aconteceu no mundo, e decidiu deixar Noé e sua família tempo o suficiente na arca para reescrever a historia do homem, o que para o homem durou muito tempo, por isso Moisés teve a impressão que Deus se esqueceu de Noé.

Obs.: Não se tem registros na Bíblia sobre o nome da mulher de Noé, nem de onde ela veio. O Bisavô de Noé Enoque (2° Herói da Fé; que nada tem a ver com Enoque filho de Caim) foi, segundo os registros Bíblicos, tomado para si por Deus, pois andava com Deus de uma forma perfeita.