Criar uma Loja Virtual Grátis



Partilhe esta Página

Este site se designa para perguntas, duvidas e debates sobre textos Bíblicos e Teologia. Através de pesquisas em manuscritos antigos, artigos de valor, e escritores antigos e recentes, discutiremos sobre esse livro maravilhoso chamado Bíblia. Muitos não sabem, mas este best-seller contém mais dúvidas do qualquer outro livro já escrito. Por isso, eu, como Teólogo Historicista, vou discutir neste site dúvidas de qualquer área Bíblica, e responder perguntas ao meu alcance, de qualquer passagem, ilustrando com fatos e bases. ***Obs.: o Bíblia Dinâmica não propaga religião, nem faz propaganda de denominações***


A vida e morte de Saul
A vida e morte de Saul

Saul -> 1° Reis de Israel

Há muitas controvérsias sobre a morte de muitas pessoas citadas na Bíblia, e uma delas é a morte do Rei Saul. Falaremos hoje sobre como ocorreu e como a Bíblia descreve o fato. Sabemos que o Rei Saul cometeu alguns erros, os quais contribuíram para que ele perdesse o trono de Israel. Vamos resumir estes fatos antes de falarmos da sua duvidosa morte.

O primeiro pecado de Saul foi se passar como Sacerdote sobre Israel, que era o cargo de Samuel, o Sacerdote e Profeta da parte de Deus sobre o povo. Saul não era Sacerdote. Estava a sete dias esperando pelo Sacerdote Samuel para a oferta do sacrifício, como Samuel demorava de chegar, não se conteve e ele mesmo ofereceu o sacrifício: (I Sam. 13:8-14) "Esperou, pois, sete dias, até o tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo, deixando a Saul, se dispersava. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.”

O Segundo pecado ocorreu quando Israel guerreou contra os amalequitas. Saul desobedeceu a Deus, salvando o rei e o melhor do seu despojo, quando tinha ordenanças da parte de Deus para a destruição total de um povo que Deus abominava. Sendo por esse fato censurado por Samuel, que o avisou, então, que Deus o tinha rejeitado novamente. Veja: I Sam 15:10 "Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda.

O terceiro e último pecado de Saul, foi consultar uma feiticeira (necromante, advinha). I Sam 28:11-20 “A mulher então lhe perguntou: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel. Contudo, entendemos que Saul foi destronado, e seu lugar foi dado a Davi.

Mas, o que gera muitos debates é sua morte, porque existem duas passagens diferentes sobre sua morte que já geraram muitas controvérsias, observe:

I Samuel 31:4-6 “Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele. Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.” Agora observe:

II Samuel 1:6-10 “Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso à montanha de Gilboa, e eis que Saul estava encostado sobre a sua lança, e eis que os carros e a cavalaria apertavam-no. E, olhando ele para trás de si, viu-me, e chamou-me; e eu disse: Eis-me aqui. E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita. Então ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim, e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim. Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça, e o bracelete que trazia no braço, e os trouxe aqui a meu senhor.”

Sabemos que a Bíblia não se contradiz, e também sabemos que quem escreveu os livros de I Samuel e II Samuel foi parcialmente o Profeta Samuel e possivelmente os Profetas Natã e Gade (Veja I Crônicas 29:29) Portanto temos duas visões, as de Natã e a de Gade, pois o Profeta Samuel Já havia falecido quando Saul Morreu, portanto, não podia ter descrito tais informações.

Segundo os Septuagintas, os Livros de I e II Samuel na verdade era um só, porem ele entendeu que em certo ponto onde o reinado de Saul acabou e o de Davi começou, eram praticamente separado pelas narrações de Natã e Gade, por isso, decidiram separar em dois livro.

Então temos a Visão de Natã que diz: “Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela”, “era morto”,” e morreu com ele”,” morreram juntamente”.

Logo após temos a visão de Gade que diz: “arremessa-te sobre mim, e mata-me”,” a minha vida está ainda em mim”,” e o matei”,” não viveria depois da sua queda”.

O que temos aqui na verdade, não é uma contradição, e sim um Pajem de armas desesperado que não sabia discernir um homem morto de um desmaiado pelo choque de um grave ferimento.

Veja desta forma: Saul toma sua espada e se fere com ela de uma forma que caiu ao chão desacordado, seu pajem o vê caído no chão e acha que ele morreu e se lança sobre sua espada, morrendo. Logo após a morte do pajem, Saul recobra seus sentidos e avista um homem; pergunta a ele quem ele é, ao saber que é amalequita, pede que ele lhe mate, pois ainda estava vivo. O amalequita se lança sobre Saul e o mata, pois achava que ele não sobreviveria ao ferimento que tinha. O amalequita traz a coroa e os braceletes para o Rei Davi, provando sua teoria de ter o matado, e acaba sendo morto por ordem de Davi, por ter tocado no ungido de Deus.

Logicamente isso é apenas uma teoria, outra teoria muito utilizada, é a do amalequita ter inventado matar Saul, achando que ia agradar o Rei Davi, e acaba sendo morto, pois Davi nunca odiou Saul nem desejava sua morte.

Obs. A Bíblia fala que Saul era alto e belo, por que tinha seus cabelos nos ombros, e Davi tinha o estereótipo de feio, não por que era baixo, e sim por que era ruivo. A profecia dizia que o Salvador viria da tribo de Judá, e não da de Benjamim, por isso Davi já era profetizado como rei.